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sábado, 13 de novembro de 2021

A VIDA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA

 



               Na fase da puberdade, necessidades e impulsos são parecidos com os da primeira e segunda infância. A excitação interna provocada por hormônios sexuais, fome, atividade intestinal, etc. leva o adolescente a se utilizar  daquelas reações comuns nos primeiros anos, que são as conexões nervosas mais fortes. Como nos primeiros anos, na puberdade é grande a estimulação do sistema  nervoso autônomo e o adolescente não adquiriu hábitos  que permitam uma segura orientação do seu comportamento. Assim é que temos no púbere a revivência das fases oral, anal e fálica. (Os psicólogos moderno não tentam formular estágios de desenvolvimento em virtude de inúmeros fatores, mas ao descreverem o desenvolvimento concentram-se nas áreas de necessidades orgânicas e comportamento observadas por Freud.) Por exemplo, o uso da boca: fumar, assoviar, tocar instrumento musical, beber muito, beijar, mascar goma.

          Nessa revivência de fases infantis, um estágio interessante é o do negativismo. As mesmas reações de 2 a 3 anos retornam com nova roupagem: o púbere já dispõe de maior autonomia e vocabulário mais extenso.  Sabe o que quer e como protestar. também  o monólogo está presente nesta fase. Em suma, ele se parece  com a criança que foi e, como tal, necessita de compreensão, ajuda e pouca interferência por parte de pais e irmãos mais velhos. 
            Por volta de 13 a 14 anos, como no período de 3 a 5, os impulsos afetivos se dirigem às pessoas do sexo oposto. O adolescente atinge a chamada fase genital, em que os interesses hétero-sexuais o fazem aproximar-se de quem poderá satisfazer suas necessidades, poderá reduzir a estimulação sexual constante. 
          Como na fase edipiana, nesta levantam-se obstáculos; o adolescente não pode ter vida sexual normal por causa  das barreiras erguidas pela sociedade. Até que, identificando-se com professores, líderes e ídolos em geral o rapaz ou a garota aceita - dado que não há outra saída - sublimar seus impulsos e desejos através de atividades artísticas, científicas e esportivas. Onde não há muitas possibilidades para vários tipos de sublimações é de esperar jovens mais frustrados, infelizes, tristes e improdutivos, quando não rebeldes. Não raro muitos púberes então procuram em si o prazer que não lhes pode oferecer o meio social e dedicam-se à prática da masturbação compensatória que é também um aprendizado que lhe permitirá conhecer o próprio corpo. É importante que os pais e educadores saibam que a masturbação é um ato normal e muito saudável. Errado seria evitar a masturbação e buscar o prazer nas drogas. 
           Os caracteres primários do sexo dizem respeito aos órgãos reprodutores do homem e da mulher. Os órgãos masculinos são os testículos, constituídos de canais seminíferos, onde se encontram células germinativas em diferentes estágios de evolução (espermatozoides). Entre os canais seminíferos encontram-se as células endócrinas intersticiais, ou células de Leydig. Os espermatozoides secretados pelos testículos chegam ao meio exterior pelo epidídimo,canal deferente, e uretra, depois de serem envolvidos pelo líquido expelido pela vesícula seminal e próstata. Ao conjunto de líquido e espermatozoides denominamos esperma. Já na ejaculação seminal mois ou menos 200 milhões  de espermatozoides são expelidos. 
           Quanto às células intersticiais dosa testículos, elas produzem os hormônios androsterona e testosterona, que caindo no sangue vão desenvolver os órgãos sexuais, determinar os caracteres secundários masculinos e respondem pelos impulsos de caráter sexual. Estas células dependem da ação dos hormônios gonadotróficos, secretados pela hipófise. 
           Na mulher as glândulas reprodutivas são os ovários, localizados cada um ao lado superior do útero. Os ovários  produzem óvulos, que são as células reprodutores da mulher.  Mensalmente um óvulo amadurece, regra geral, num ou noutro ovário. Ele é sugado pela Trompa de Falópio  e chega ao útero. É na trompa que se dá a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Não havendo as fertilização, o óvulo é expelido juntamente com o líquido menstrual. 
            Os hormônios femininos começam a ser produzidos  após a ação da hipófise, que lança na circulação os gonadotróficos, os quais estimulam as glândulas reprodutoras. Durante a ovulação, um grupo de células forma uma cavidade cheia de líquido, que recebe o nome de folículo de Graaf. Uma vez expulso o óvulo maduro, o local é ocupado por líquido amarelo, recebendo então o nome de corpo amarelo. O folículo produz o hormônio estrogênio, que desenvolve os órgãos sexuais femininos, responde pelos caracteres e impulsos sexuais. O corpo amarelo produz o progesterona, que prepara a mucosa uterina a fim de receber o ovo, o "ovulo fertilizando", e prender o embrião. 
            Os caracteres secundários dependem da ação hormonal de várias glândulas. A hipófise produz o lactogênio (estimula as glândulas mamárias durante os últimos dias da gravidez), o luteinizante (que provoca a ovulação e age sobre o corpo amarelo) e a oxitocina (que estimula as contrações uterinas durante o parto). O córtex das supra-renais produz corticosterona, com ação semelhante à do hormônio masculino. 
            Os caracteres sexuais são variáveis de acordo com a etnia e estão sujeitos às influências ambientais. Para o homem ocidental, todavia, o mais importante é o sistema piloso. 
         Os interesses e estímulos sexuais de meninos dos 11 aos 14 anos, segundo Ramsey, citado por Hurlok e Elizabeth em "Adolescente Development" são conversas sobre sexo; nudez feminina; gravuras obscenas; cinema; devaneios; teatro burlesco; nu artístico; movimento, quando cavalgando; literatura; o próprio corpo; nudez masculina; dança; música. 
          Aos 11 anos de idade, inicia-se o crescimento dos órgãos genitais dos meninos e pode assustar o púbere. Nesta idade os meninos estão interessados em ser homens no traje, hábitos e vícios. Indagam-se sobre problemas sexuais. Não se preocupam com meninas. 
              Aos 12 anos há muitas diferenças individuais; inicia-se numa parte a puberdade. Meninos trocam ideias sobre sexo e contam histórias chistosas. Preocupam-se com o papel sexual do homem e da mulher. É a fase intensa de masturbação. 
          Aos 13 anos, em alguns meninos, a primeira ejaculação se faz presente em alguns momentos. Aumenta gradativamente a frequência da masturbação. (é frequente em 80% dos meninos, enquanto apenas 20% de meninas se masturbam) Essa estatística é da sociedade americana. Nessa idade  muitos meninos procuram informações em livros e outros meios como a internet. Querem conhecer o corpo das meninas. 
               Aos 14 anos acontece a transição entre a meninice e a idade adulta. Estão preocupados em apresentar um corpo elegante; pensam que a acne é devido à masturbação; penteiam-se várias vezes ao dia. Estão menos interessados nas meninas do que elas neles. São ainda narcisistas. Ao serem encarados pelos adultos, baixam o semblante. Pensam que a masturbação faz mal e é "pecado". 
           Aos 15 anos predominam os interesses sociais. Ocupam-se em namorar. Aumenta a masturbação. Querem chamar a atenção das meninas. Deixam os cabelos longos de mais ou os raspam e  até colorem. Praticam esportes desejando vencer para conquistar garotas. Vestem-se bem e procuram pentear-se como os artistas em evidência. 
                Aos 16 anos os namoros são frequentes. Muitos já experimentaram  algum tipo de contato físico com as meninas. Querem conhecer assuntos ligados à vida sexual das mulheres com as quais mantiveram contatos amorosos. Fumam, bebem e procuram amigos famosos entre os jovens. Deixam-se influenciar pelas ideias correntes. A vida é o presente. O sexo ocupa  papel de destaque nesta etapa. É uma época perigosa porque estão buscando informações sobre a sexualidade e podem obtê-las de forma errada.  É neste momento que pais e educadores devem estar preparados para orientá-los da maneira correta. 
        Os interesse e estímulos eróticos para rapazes de 15 a 18 anos são: Nudez feminina, devaneios; gravuras obscenas; cinema; conversas sobre sexo; teatro burlesco; dança; nu artístico;/ movimento, quando cavalgando; o próprio corpo; literatura; nudismo masculino; música. 
              Os interesses sexuais das meninas diferem dos garotos. 
              Aos 10 anos de idade muitas meninas já experimentou algum tipo de jogo sexual; poucas tem informações sobre a  menarca (primeira menstruação); tem noção superficial sobre o casamento. 
             Aos 11 anos a maioria compreende melhor a menstruação e o papel da mulher na reprodução; a preocupação diz respeito ao crescimento das glândulas mamárias; sentem desejo de mostrar às colegas que são adultas. 
            Aos 12 anos são mais reservadas e tem preocupação e medo a respeito da menstruação; dedo acerca do papel que desempenharão na reprodução. Aumenta os interesses por conversas sobre sexo. 
               Aos 13 anos quase todas experimentaram os efeitos da menarca (primeira menstruação); se sentem confusas durante a menstruação e tem ideias erradas a seu respeito. 
          Aos 14 anos sentem interesses pelos meninos; muitas tem sonhos eróticos, fantasias e paixões por ídolos dos esportes, cinema, televisão, etc. ; desejam ser instruídas sobe o namoro. 
                Aos 15 anos sentem interesses pela moral. Gostam de namorar, dançar e sair em companhia de amigos. Se preocupam com a forma do corpo; gostam de usar sapatos com saltos altos com, tingem os cabelos, procuram seguir a moda  na vestimenta e usam pintura do rosto. 
             Aos 16 anos já estão bem amadurecidas e compreendem o sentido dos impulsos sexuais. Conhecem o papel que deverão desempenhar como mães. escolhem com mais cuidado as companhias masculinas. É uma fase muito difícil e perigosa. Os pais e educadores devem estar atentos e orientá-los sempre que houver uma oportunidade.

Nicéas Romeo Zanchett 
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